terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

PSP atinge mais da metade das vendas do Nintendo DS.


A Sony anunciou no dia 13 de fevereiro passado que o seu console portátil, o PlayStation Portable, atingiu o número de 50 milhões de unidades vendidas. O console foi lançado em 12 de dezembro de 2004 no Japão, em 24 de março de 2005 nos EUA e em 1º de setembro de 2005 na Europa.

Enquanto isso, o Nintendo DS, lançado em novembro e dezembro de 2004 nos EUA e Japão, respectivamente, e em março de 2005 na Europa, possuía, em 31 de dezembro de 2008, mais de 96 milhões de unidades vendidas.

Isso demonstra claramente a diferença gritante entre o sucesso do Nintendo DS e do PSP. No entanto, A Sony declarou outras informações no mesmo dia do anúncio do número de unidades vendidas.

PSP God of War Pack, uma das tantas tentativas da Sony em aumentar as vendas do console.

Numa nova tentativa de revitalizar seu portátil, a gerente de produto da Sony, Claire Backhouse, anunciou que a companhia pretende lançar títulos de sucesso no PSP para outros público além do japonês, onde o console é realmente forte.

Um dos aspectos comentados por Backhouse como um catalisador nas vendas do console é o lançamento de Resistance Retribution, que sem dúvidas irá auxiliar nas vendas do portátil em todo o mundo.

Quatro anos desenvolvendo software?!

Segundo a gerente, o motivo do console não ter muitos títulos de alto escalão é que, nos últimos quatro anos desde o lançamento do portátil, a companhia se dedicou ao desenvolvimento de softwares para o portátil.

Não podemos negar que o número de atualizações de firmware para o portátil da Sony é simplesmente gigantesco, mas convenhamos: gastar quatro anos em desenvolvimento de software para um videogame?

De duas uma: ou o PSP foi lançado com uma quantidade simplesmente inimaginável de falhas de processamento e todos os outros tipos de falhas possíveis no portátil, ou a gerente de produto da Sony mentiu descaradamente.
ao menos a caixinha de Gran Turismo 4 Mobile já está pronta!
Ainda assim, Claire garante: “vocês verão os frutos de toda esta espera serem colhidos mais para frente, ainda em 2009, com o lançamento de um grande número de jogo atualmente anunciados para o portátil que irão revitalizar suas vendas”.

Franquias de sucesso chegando ao portátil

Fica a dúvida: será que ela está falando da novela Gran Turismo 4 Mobile? Para quem não conhece o enredo desta novela até aqui, o título foi anunciado pela primeira vez ainda em 2004, antes do lançamento do console da Sony.

Mais de quatro anos se passaram e pouquíssimas informações foram transmitidas ao público relacionadas ao jogo. No entanto, a Polyphony Digital, desenvolvedora do título, garante que o jogo está sim em desenvolvimento e será lançado em breve.

Outras possibilidades que podem ser levantadas são o lançamento de Dissidia, Parasite Eve e Final Fantasy XIII Agito, todos títulos que são esperados há muito tempo no portátil e, até agora, só burburinhos.

Se tais jogos realmente forem lançados ainda resta uma esperança, por mais que seja pequena, de que o PSP aumente seu poder de fogo, o que caracterizará um grande aumento nas vendas do portátil.

Por enquanto, fica difícil acreditar nas promessas da Sony. Quem acompanha o mercado de games e, principalmente, as notícias relacionadas ao PSP nos últimos anos, sabe que pelo menos nos últimos três anos a companhia afirmou publicamente: “este será o ano do PSP!”, mas nada se cumpriu até hoje.

O portátil é, sem dúvidas, excelente, e seria uma pena ver tanto potencial jogado fora, portanto o Baixaki Jogos faz figa para que o PSP não morra na praia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário