quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Ritmos selvagens inundam o PSP na continuação de Patapon


Atualmente, a música nos videogames não serve apenas como plano de fundo. Muitos títulos utilizam a harmonia criada pelos instrumentos como o principal foco de jogabilidade, resultando nos famosos games de ritmo e quebra-cabeça. Exemplos como Dance Dance Revolution iniciaram uma febre no mundo todo. Contudo, nos dias de hoje, são jogos como Guitar Hero e Rock Band que dominam o gênero.

Em 2008, o portátil da Sony — o PlayStation Portable — recebia um título peculiar que também se enquadrava no estilo música e quebra-cabeça. Patapon chegou com despertando a curiosidade de diversos jogadores com seu estilo único. Ao contrário de guitarras de plástico e comandos baseados em notas musicais, Patapon apresentava uma tribo de pequenos guerreiros.

Tais personagens possuíam domínio da música e ritmo em suas batalhas e tinham de utilizar tais habilidades para obter sucesso nas batalhas contra diversos monstros e tropas inimigas — também conhecidos como Zigoton. No total, seis batidas rítmicas formavam cadeias musicais que direcionavam os Patapon em seus movimentos, ataques, defesa e estratégias. O jogo simplesmente conquistou milhares de fãs, e foi sucesso de crítica.

Felizmente, os fãs dos curiosos Patapon continuarão a divertir os usuários do PSP. A Sony, que é responsável pela distribuição e produção do game, anunciou uma sequencia para o famoso título. Nomeado Patapon 2, o game deu as caras na CES em Las Vegas recentemente, e mostrou todo seu ritmo para o mundo todo. Prepare-se para embarcar em uma aventura ainda mais harmônica.


Patapon no fim do mundo

Basicamente, a história do segundo jogo envolve os acontecimentos da tribo dos Patapon na beira do mundo. Tudo está tranquilo, até que, subitamente, a embarcação dos seres simplesmente afunda. Mas, os Patapon contam com a ajuda de sua divindade, que, no caso, é você. Para ajudá-los, é necessário tocar os tambores de guerra e guiá-los para longe das desgraças e rumo ao caminho vitorioso. A animação inicial do game promete ser tão adorável quanto a apresentada no primeiro, e o charme dos Patapons deve continuar conquistando os jogadores.

Mais pancadaria e mais músicas!Se você nunca jogou Patapon, não se preocupe. A segunda versão do game trará um tutorial que ensina os princípios básicos do game. Usando os botões da face do PSP você aciona os parâmetros exigidos pelo ritmo constante e desempenha diversas ações, como marchar adiante e desferir um ataque. Sem dúvidas, o Patapon 2 exige um certo tempo até que os jogadores memorizem os comandos.

Outro elemento importante é a necessidade de criar combos para se beneficiar no campo de batalha. Com eles, seus movimentos ficam ainda mais potentes, e resultam numa experiência ainda melhor. Mas cuidado, pois qualquer erro pode ocasionar o fim de um combo, e isso não será nada agradável durante uma batalha difícil.

Um ritmo familiar

A equipe de desenvolvimento tratou de inserir diversos estágios que servem como tutoriais em jogo para que o jogador se familiarize com o sistema. Os dois primeiros níveis lhe ensinarão como se mover adequadamente, caçar e reunir-se. Conforme você progride pelo jogo, irá enfrentar feras e outros inimigos mascarados. Tais oponentes, quando derrotados, deixam itens como carne e dentes. Estes elementos podem ser utilizados diretamente ou combinados com novos itens.

Quanto à jogabilidade, ela é praticamente igual a do primeiro game. Contudo, a atmosfera em geral está um pouco diferente. A arte mantém-se igual, repleta de estilo e capricho. Os Patapon também são detalhados e, conforme mencionado anteriormente, contam com todo seu charme. A música pode se tornar inaudível em alguns momentos, mas a Sony tratou de introduzir uma espécie de caixa que pisca ao redor da borda no momento em que uma batida é produzida, o que permite aos jogadores acertarem o ritmo em momentos complicados.

Feras e outros inimigos lhe aguardam em Patapon 2

Guerreiro personalizado

Talvez um dos fatores mais interessantes e inovadores do Patapon 2 seja a possibilidade de criar um herói Patapon (Patapon Hero). A empresa responsável pelo game divulgou que o seu personagem será um “guerreiro de valor” e pode ser customizado para encaixar-se em seu estilo de luta. Além disso, será possível desbloquear novas habilidades através de combinações entre armas e máscaras de heróis Patapon.

Novas classes deixam o jogo ainda mais atraente Como se não bastasse a chance de criar de seu próprio herói, o jogo ainda conta com mais três classes de guerreiros controláveis. Os Toripons são guerreiros que pilotam aves de combate, e devem ser muito úteis para ataques aéreos. Há também os Robopons que, como o próprio nome sugere, são lutadores mecânicos. Por fim, temos a classe Mahopons, combatentes mágicos capazes de realizar ataques inacreditáveis. Fora isso, o jogo ainda possui novos milagres, a habilidade de sua tribo evoluir, e três novos comandos: pular, ampliar seu poder e “Party”.

Batidas para todos os lados

O desafio do jogo estará contido em mais de 80 missões, 22 chefes, o dobro de armas e equipamentos do primeiro jogo e o suporte para um multiplayer de até quatro pessoas através do sistema Game Sharing. Além disso, sete mini-games baseados em música permitirão que jogadores obtenham bonificações e aprimoramentos para personalizar seus guerreiros Patapon.

Sem dúvidas, Patapon 2 será tão viciante quanto o primeiro jogo. O artista francês Rolito continua demonstrando toda sua criatividade nos gráficos do game. Além disso, o áudio deve continuar a arrancar regozijos dos gamers, graças às batidas marcantes e aos temas peculiares. Tudo isso regado pela incrível novidade de poder criar seu próprio guerreiro, que deverá lutar por diversas missões e ainda podendo conta com três novos tipos de soldado. Os tambores de guerra devem rufar somente no final de 2009, exclusivamente para o PlayStation Portable.

Nenhum comentário:

Postar um comentário