segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Comandos em Ação prometem um retorno triunfal nos videogames

A série G.I. Joe nasceu em 1964 e foi responsável pela origem do termo Action Figure (Figuras de Ação). Os bonecos militares produzidos pela companhia de brinquedos Hasbro se tornaram uma febre no mundo todo. Inicialmente, a empresa distribuía apenas figuras de doze polegadas, com um visual realista. Contudo, em 1982, a Hasbro relançou a linha em um formato menor, com cerca de 3 polegadas, e mais completo, com direito a veículos, cenários e uma complexa história envolvendo a briga entre o time G.I. Joe e a terrível organização Cobra.

No Brasil, os bonecos são conhecidos pelo nome de Comandos em Ação. Por aqui, Joe e seus companheiros geraram uma legião de fãs. Consequentemente, diversos outros produtos envolvendo o nome G.I. Joe foram lançados no mercado. Quadrinhos, desenhos e até filmes foram presenteados para os fãs do universo Comandos em Ação.

Os videogames também não ficaram de fora. A série, que possui mais de 100 bonecos, deu as caras nas plataformas Atari 2600 e NES. Atualmente, os bonecos ainda são produzidos nos Estados Unidos, mas com um estilo levemente diferente — o que pode não agradar aos veteranos. Contudo, o anúncio de um novo filme sobre G.I. Joe deixou muitos fãs intrigados.

Comandos de volta à ação


Recentemente, a Electronic Arts também revelou que está produzindo um jogo baseado no mais novo filme do Comandos em Ação. Ao que parece, o game será lançado na mesma data do filme, agosto deste ano nos Estados Unidos, o que deve deixar a agenda dos fãs ainda mais lotada. Praticamente todas as plataformas, com exceção do PC, receberão os melhores soldados do mundo em um jogo que promete ser alucinante.

A EA divulgou novas informações sobre o título, que deve se chamar G.I. Joe: The Rise of Cobra — The Game, em um evento realizado em Nova Iorque. A versão apresentada foi a pré-Alpha, etapa inicial de produção, portanto, muito ainda deve mudar até o jogo chegar às lojas. Felizmente, já é possível tirar algumas conclusões sobre o mais novo game dos Comandos em Ação.

Mistérios de uma guerra


A história que será abrangida pelo jogo ainda não foi completamente divulgada, pois a EA não deseja estragar o filme divulgando possíveis spoilers (revelações sobre o enredo). Contudo, é possível afirmar que o game tomará partida após os momentos finais do filme, além de contar com elementos dos quadrinhos, desenhos e filmes anteriores ao atual.

Com uma história não idêntica ao novo filme, a empresa é capaz de criar um ambiente mais aberto e fornecer mais detalhes em alguns elementos não apresentados na versão para os cinemas. Existirão cerca de 20 missões principais no modo história, assim como um grande número de opcionais. Estas missões alternativas também servem para o desbloqueio de personagens secretos, que somam mais de 12 bonecos diferentes.

Em jogo, G.I. Joe conta com uma ação na perspectiva de terceira pessoa, com uma situada a uma distância maior do que na maioria dos jogos que adotam esta visão. Um dos fatos interessantes da perspectiva é que o jogo não permite o controle manual da câmera, seja em modo para um jogador ou multiplayer cooperativo. Uma decisão ousada, mas que também remete aos jogos mais antigos e pode agradar aos fãs veteranos.

Personagens para todos os gostos


Mas, o que realmente importa, é o número de personagens. Ao total, existem cerca de 12 bonecos diferentes para serem selecionados, espalhados por três classes diferentes. Cada uma delas possui suas características que as diferem das demais. Se você deseja combate próximo, basta selecionar um personagem Commando, como Snake Eyes ou Kamakura. Eles são especializados em ataques corpo-a-corpo e são indicados para curta distância.

Fora o Commando, G.I. Joe também oferece uma classe intitulada Heavy, a qual conta com personagens especializados em combates à longa distância. Heavy Duty e Gung Ho são exemplos de guerreiros desta classe, e são muito efetivos quando a briga é distante, mas pecam em pancadarias corpo-a-corpo. Há ainda os da classe Combat, como Duke e Shipwreck, que são soldados híbridos, lutando razoavelmente bem a curta ou longa distância.

Além disso, cada uma das classes diferentes conta com habilidades únicas, que envolvem desde saltar sobre barreiras até golpes de destruição capazes de eliminar inimigos que se encontram em um determinado raio. Cada um dos personagens possui um golpe diferente, o que promete deixar o jogo ainda mais atraente, assim como ampliar significativamente seu tempo de vida.

Outro fator curioso são as salas secretas que são encontradas durante o jogo. Elas só podem ser abertas por determinados personagens e, uma vez acessadas, presenteiam os jogadores com pontos e um item chamado File Card. Esta carta contém informações originais sobre os personagens, retiradas das embalagens dos guerreiros, e ainda podem ser utilizada para desbloquear novas missões adicionais e personagens.

Atirando para todos os lados


O sistema de controles promete ser extremamente simples. A EA está ciente de que nem todos os fãs da série são jogadores “hardcore” e por isso implementou um sistema agradável a todos. Jogadores poderão facilmente desfrutar da experiência pressionando poucos botões. Mas, a complexidade também tem seu espaço em G.I. Joe. Movimentos especiais, armas específicas de cada personagem, três classes de soldados (e uma específica para as fases bônus), troca de personagens durante os níveis, seleção de alvo manual, e muito mais serão um presente para os durões. A proposta é simples: fornecer uma experiência desafiadora para quem deseja e facilitar a vida dos usuários casuais.

Uma coisa é certa: Comandos em Ação sem veículos não é Comandos em Ação. Felizmente, a EA sabe disso e resolveu incluir diversas máquinas motorizadas no game. Cerca de 12 veículos controláveis estarão à disposição do jogador, alguns oriundos da mais nova adaptação cinematográfica e outros da linha clássica de brinquedos. Infelizmente, nenhuma informação adicional foi revelada, mas a EA deve nos surpreender em breve com imagens e mais detalhes.

Há também uma versão móvel da base de G.I. Joe (chamada The Pit) que o jogador irá visitar entre uma missão e outra. Nela, você deverá selecionar a próxima missão em uma lista com diversas opções. Para desbloquear novos objetivos e outros bonificações, o jogador deve adquirir documentos e outros elementos, como a File Card, durante o game.

Um game que não deve passar despercebido

Infelizmente, nenhum material visual foi divulgado. Acredita-se que a Electronic Arts irá revelar em breve vídeos e imagens sobre o game. Entretanto, é possível afirmar que o jogo terá gráficos brilhantes, com cores vívidas e personagens repletos de estilo. Além disso, mais informações sobre a própria jogabilidade também devem emergir a superfície.

A equipe de desenvolvimento também está trabalhando no componente online do game. Presumivelmente, o jogo irá contar com um modo cooperativo e competitivo, mas nada foi confirmado. Como se não bastasse, a EA ainda cogitou a possibilidade de inserir os modelos clássicos no jogo, que deverão ser desbloqueados durante o game — um presentão para os fãs.

G.I. Joe: The Rise of Cobra — The Game conta com diversas características que devem resultar em um bom jogo. A combinação da ação frenética, sob uma perspectiva em terceira pessoa, com o universo de Comandos em Ação é apenas uma justificativa para isto. Além disso, a EA está investindo no público casual e “hardcore”, num único game, o que deve gerar algo, no mínimo, interessante. Resta esperar por mais novidades, principalmente visuais, sobre o game. Por enquanto, fique ligado aqui no Baixaki Jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário