terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Escadas, pontes, tirolezas e tiroteios chegam a um "Velho Oeste futurista"


Ultimamente, uma das desenvolvedoras mais em voga tem sido a Codemasters. Sem dúvida, o motivo principal de tanta atenção voltada para esta companhia é seu tino, por assim dizer, quase perfeito para criar jogos de corrida.

Descer diversos andares trocando tiros com seus inimigos era inimaginável até a Codemasters anunciar DamnationA série Colin McRae, assim como outros jogos de sucesso no gênero garantiram a ascensão da Codemasters para o topo do ranking de desenvolvedoras no gênero e isso, evidentemente, contribuiu para a propagação da companhia também em outros gêneros.

Apesar de antiga a série Operation Flashpoint, também desenvolvida pela Codemasters, é um exemplo do bom trabalho da companhia no gênero de tiro em primeira pessoa, e vale relembrá-la agora, quando a Codemasters está prestes a lançar seu novo jogo de tiro, porém desta vem em perspectiva de terceira pessoa: Damnation.

Com proposta bastante inovadora, o título tem chance de sucesso, afinal, atualmente é preciso que um jogo de tiro em primeira pessoa tenha uma ênfase bastante diferenciada para que o jogo cause impacto: o número de lançamentos no gênero é tão alto que jogos comuns quase não chamam mais a atenção do público.

No caso de Damnation, isso se dá pela perspectiva do jogo, que deixa de lado a simples movimentação para frente, para trás e para os lados, oferecendo também movimentação para cima e para baixo.

Um Oeste selvagem mas futurista

O que estamos tentando dizer é que o título apresenta cenários com diversos níveis de altura. Desta forma, o jogador pode atirar em inimigos acima e abaixo dele, bem como locomover-se para ambas as direções.

O resultado é uma diversificação inacreditável que, aliada à temática rara do jogo (que se passa numa espécie de velho oeste com alta tecnologia, à lá “As Loucas Aventuras de James West”, estrelado por Will Smith), fornece inovação suficiente para prender a atenção de, pelo menos, uma boa parcela dos fãs de jogos de tiro em primeira pessoa.

Máquinas bizarras e superpoderosas movidas a vapor

Para chegar de um nível ao outro do cenário, existem escadas, tirolezas, pulos rente à parede e mais. O que se mostra mais interessante no jogo é a forma como isso se mescla perfeitamente ao tiroteio e à ação ininterrupta enquanto você sobe e desce andares.

Num dos cenários que o jogo se passará, a aventura inicia no fundo de uma mina e é sua missão subir até a superfície enquanto desvia das balas dos adversários e atira de volta sempre que possível.

Isso fará o jogador encontrar-se em cenas onde deverá parar no meio de um rapel ou da escalada de uma parede para se livrar de inimigos que possivelmente estejam atacando-o, aproveitando seu momento impedido de atirar. Virar-se no ar e se livrar do adversário em plena escalada ou descida promete ser realmente emocionante.

A visão do espírito

O jogo traz ainda uma função intitulada Spirit Vision, que pode ser traduzida como visão espiritual ou visão do espírito. Ao ativá-la, o jogador percebe todos os adversários do cenário, mesmo através de paredes, com uma linha rosada contornando o corpo do inimigo.

No entanto, ao utilizá-la, você guarda suas armas, tornando-se vulnerável aos ataques de adversários próximos, portanto o ideal é utilizá-lo por poucos segundos, apenas para se ter uma idéia de onde estão os inimigos mais próximos.

Além das armas costumeiras, como uma metralhadora de longo alcance, uma espingarda para combates à queima-roupa e a pistola, sua eterna aliada, o personagem terá à disposição algumas armas não muito corriqueiras que aproveitarão o ambiente de Velho Oeste com toques futuristas.


Um ótimo exemplo dessas armas é uma espécie de ferramenta para construção de estradas de ferro que é capaz de prender seu adversário à parede. Damnation chega às plataformas Xbox 360, PlayStation 3 e PC de todo o mundo em 28 de abril de 2009.

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