sexta-feira, 20 de março de 2009

Uma facção e um objetivo: libertar Marte

Destruição. Essa palavra praticamente resume a proposta dos jogos da franquia Red Faction. Os dois primeiros jogos da franquia eram FPS (First Person Shooters, ou tiro em primeira pessoa) convencionais. Tais games incluíam veículos, pistolas, rifles, explosivos e outros elementos e recursos de tradição no gênero. Contudo, a engine Geo-mod foi o que destacou Red Faction dos demais títulos.

Ao contrário da grande maioria dos FPS, Red Faction permitia que os jogadores remodelassem o ambiente com suas próprias mãos — ou armas. Tudo graças às capacidades da engine do game, que foi desenvolvida pela Volition Games (também responsável pela franquia Saints Row).

Ambos os games, que foram lançados para plataformas como PlayStation 2, PC, Xbox e MAC, conquistaram os jogadores e a crítica especializada. A Volition logo se tornou conhecida pelo seu belíssimo trabalho na série Red Faction, e os fãs aguardavam ansiosamente por uma sequência. A continuação foi anunciada sob o nome de Red Faction: Guerrilla, o primeiro game em sete anos da série. Agora a destruição deve continuar a reinar em Guerrilla, mas com gráficos nunca vistos na franquia e muitas outras possibilidades inéditas.



Lutando por uma causa


A trama do jogo coloca você na pele de Alec Mason, um perito em demolições que decide viver em Marte com seu irmão Dan. Mas, as coisas no Planeta Vermelho não estão como Alec esperava. A Earth Defense Force (Força de defesa da Terra, em uma tradução livre para o português), que ajudou a pacificar Marte após os eventos do primeiro Red Faction, migrou-se do policiamento para a opressão.

Além da lei marcial, o planeta agora abriga campos de prisioneiros, execuções e apreensão das propriedades pelas tropas da EDF (Earth Defense Force). Na luta contra os opressores, está ninguém menos que a Red Faction, um grupo de colonos que estão lutando para liberar Marte e acabar de uma vez por todas com a terrível EDF. Logo de cara, você irá perceber que Dan é um membro deste grupo, mas Alec não está diretamente ligado com a causa. Até que, subitamente, Dan é sequestrado, e Alec empunha sua poderosa marreta e inicia sua busca junto ao grupo.

Alec agora faz parte da Red Faction Mas isso não será uma tarefa fácil. Existem diversas áreas colonizadas no planeta, e cada uma delas é relativamente grande. Além disso, as características destas determinadas áreas são marcantes. Você irá encontrar áreas dominadas por areia, campos minados, subúrbios e locais repletos de montanhas.

O seu objetivo é simples: ajudar a liberar todos estes territórios das garras da EDF. Para isso, é necessário enfraquecer o controle dos opressores em cada uma delas. Isso só ocorre quando determinadas estruturas são destruídas, o que acaba diminuindo o poder das forças que ocupam tal local. Sendo assim, será necessário reduzi o poder da EDF à marca zero e ainda aniquilar os soldados restantes.

Reunindo novos membros


Além disso, você também pode chamar mais pessoas para se juntar a facção. Para isso, é necessário adquirir pontos de moral. No início, sua reputação será relativamente baixa, e os cidadãos não confiarão em suas palavras. Mas, através das Guerrilla Actions, isso pode ser alterado. Ela permite que você ajude colonos e outros lutadores livres. No total, existem nove tipos de Guerrilla Actions, envolvendo vários objetivos diferentes.

Se você provar para os cidadãos que é um homem de confiança, diversas pessoas comuns irão adquirir armas e lutar ao seu lado contra a EDF. Isso é extremamente útil, principalmente nos momentos mais apertados. Se tudo ocorrer bem, reforços irão servir como ajuda, e as batalhas mais intensas serão amenizadas.

Novos companheiros causam um estrago ainda maior

Infelizmente, isso também chamará a atenção de seus oponentes. Um medidor, dividido em quatro etapas diferentes, informa ao jogador o quão chamativo sua tropa está. Nos primeiros níveis, o resultado é um número maior de soldados, mas posteriormente, as coisas tendem a piorar. Guerreiros Elite irão surgir, assim como tanques de guerra e até mesmo aeronaves. Sem dúvidas, um grande problema.

Armas e mais armas


Se seus planos forem por água abaixo nos campos de batalha, uma das saídas é retornar para um local seguro. Felizmente, você pode retornar às bases da Red Faction, que estão espalhadas em todos os territórios. Nelas, jogadores ainda terão sua munição restaurada e podem alterar o arsenal. Alec inicialmente possui apenas um martelo, que será seu companheiro até o fim do jogo, mas, conforme o jogo progride, o personagem adquire diversas armas de fogo, como lança chamas e explosivos.

Para adquirir novas armas, você terá de gastar seu Salvage, a moeda de Marte. Jogadores podem adquirir dinheiro de várias maneiras distintas. Destruir edifícios é uma delas, e a recompensa está diretamente ligada à importância e ao tamanho do objeto. Você ainda pode adquirir este metal através das caixas de suplementos inimigas, em minas e completando missões e as Guerrilla Actions.

Algumas armas são realmente poderosas

Os apressados poderão desfrutar de uma grande seleção de veículos. Red Faction: Guerrilla oferece buggies, caminhões e até carros de luxo. Algumas delas ainda possuem torres equipadas com metralhadoras ou canhões e mísseis. Estas máquinas também podem ser usadas para causar danos a estruturas ou, se preferir, como bombas que causam um dano considerável. Há muitas possibilidades, basta explorar.

A engine Geo-Mod ainda promete oferecer uma experiência incrível. Como a destruição é um dos focos do jogo, a equipe realmente caprichou neste elemento. Você poderá destruir praticamente qualquer edifício à sua volta, e o resultado é simplesmente fantástico. Além disso, se esconder atrás de uma parede nem sempre é uma boa idéia, já que seus inimigos podem facilmente acabar com a estrutura — e com você. Mas, obviamente, você também pode realizar esta ação, com qualquer uma das armas do game.

Um mundo de destruição

Contudo, se você precisar de ajuda para trabalhar suas habilidades, você terá como referência o Guerrilla Handbook, que age como um livro de anotações contendo informações que são obtidas durante o game. Algumas missões serão informadas de maneira detalhada neste livro, assim como outros elementos que são encontrados ao decorrer do game.

Fora o modo para um só jogador, Red Faction: Guerrila também contará com um multiplayer intitulado Wrecking Crew. Até quatro jogadores poderão passar o controle para desfrutar de um modo no qual o objetivo é causar o maior dano possível sob um determinado limite de tempo. Fora este, o game ainda promete conter diversos outras modalidades.

Red Faction: Guerrilla é um jogo com muitas possibilidades. O mundo aberto do game promete uma grande sensação de liberdade, permitindo diversas estratégias de ataque na EDF. Felizmente, o jogo promete ser sólido e indestrutível, marcando presença no Xbox 360, PlayStation 3 e PC no final deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário